ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS AO PACIENTE
Antes da cirurgia, os pacientes são informados verbalmente sobre a cirurgia planejada. O cirurgião informa sobre o procedimento cirúrgico, riscos cirúrgicos, regimes pós-operatórios, afastamentos esperados e resultados.
Em relação aos resultados, os pacientes são informados sobre uma possibilidade significativa de diminuição da dor nas pernas, mas não necessariamente diminuição da dor nas costas, e melhora da sensibilidade e função muscular após a cirurgia.
Um fisioterapeuta dá instruções, de acordo com uma rotina de prática, sobre como lidar com as atividades da vida diária antes e após a cirurgia. A enfermaria do hospital orienta principalmente sobre os pacientes submetidos a cirurgias eletivas da coluna.
(Rönnberg K, Lind B, Zoëga B, Halldin K, Gellerstedt M, Brisby H. Patients' satisfaction with provided care/information and expectations on clinical outcome after lumbar disc herniation surgery. Spine (Phila Pa 1976) 2007;32(2):256-61.).
Quanto tempo deve ser o jejum para a cirurgia?
O paciente pode comer até doze horas antes da cirurgia. Existe a possibilidade da cirurgia ser remarcada. Não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 72 horas antes da cirurgia.
Quais medicamentos podem ser usado antes da cirurgia?
Continue a tomar os medicamentos habituais, incluindo analgésicos regularmente e na manhã da cirurgia. Todos os pacientes podem continuar a usar as medicações abaixo com 60 ml de água mesmo quando em jejum.
Medicamentos permitidos no dia da cirurgia:
-
Analgésicos incluindo antiinflamatórios, adesivos opióides
-
Corticosteróides, antiácidos, imunodepressores, inaladores e antiepilépticos
-
Maioria dos medicamentos para o coração, a maioria dos antihipertensivos, exceto alguns medicamentos anticoagulantes, como discutido abaixo.
Medicamentos que precisam de instruções especiais:
-
Alguns medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários como aspirina, clopidogrel, dipiridamol ou warfarina, devem ser interrompidos poucos dias antes da cirurgia para reduzir o risco de sangramento. Na vista pré-anestésica o paciente será questionado sobre todos esses medicamentos novamente. A decisão de interromper é feita após a consulta ambulatorial com o cirurgião de coluna, pesando os riscos em relação aos benefícios e também como pode se prevenir de futuras complicações cardiovasculares.
-
Medicamentos contraceptivos estrogênios geralmente são interrompidos entre quatro a seis semanas antes da cirurgia para reduzir o risco de complicações tromboembólicas durante a cirurgia de coluna. Isso deverá ser analisado na consulta ambulatorial com o cirurgião de coluna antes que o paciente pare de utilizá-los.
-
Medicamentos para o tratamento do diabetes como metformina, glipizide, glibenclamida, gliclazida e glitazones devem ser evitados enquanto estiver em jejum para cirurgia.
-
Pacientes dependentes de insulina podem utilizar suas injeções no dia da cirurgia enquanto permanecem em jejum.
-
Medicamentos naturais podem ser interrompidos uma semana antes da cirurgia pela falta de evidência sobre suas interações adversas com os anestésicos gerais.
A enfermeira do setor de neurocirurgia deve ser consultada se houver qualquer dúvidas sobre essas informações. Após a cirurgia, o paciente será informado sobre o reinício dessas medicações.