O QUE É DEGENERAÇÃO?
Degeneração é o desgaste da coluna vertebral. Com a idade, o disco perde água e a composição dele se altera. Isso é normal e acontece com todos nós. A redução da altura do disco leva a diminuição do espaço onde saem ou entram os nervos e isso pode causar uma ou mais compressões (também chamadas de pinçamentos) sobre eles.
Osteófitos (conhecidos como “bicos de papagaio”) pode formar pontes ósseas entres as vértebras e podem estreitar o canal vertebral.
SINTOMAS DA DEGERENAÇÃO
Como a degeneração persiste ao longos dos anos, os sinais e sintomas podem se desenvolver lentamente. Os sintomas podem ser uma dor que corre para os braços ou para a mão, com sensação de picadas, pontadas e adormecimentos.
OPÇÕES DE TRATAMENTOS
Existem várias opções de tratamento, desde o tratamento clínico até o tratamento cirúrgico.
Independente do tratamento escolhido, sempre será necessário manter o peso ideal, fazer exercícios regulares para melhorar a postura e fortalecer os músculos ao redor da coluna vertebral.
O tratamento clínico inclui medidas não-farmacológicas como prescrição de atividade física e exercícios, orientações posturais para alívio da dor até medidas simples como calor local, onde compressas mornas podem ser recomendadas.
Na maior parte das vezes, a fisioterapia é necessária e auxilia a resolver os sintomas. Também podem ser prescritos medicamentos analgésicos que podem, com o passar do tempo, reduzir os sintomas.
As injeções para bloquear os nervos são úteis algumas vezes para o diagnóstico e também para o tratamento dos sintomas na coluna, nas pernas, no pescoço e no braço.
Em algumas circunstâncias, o médico especialista em dor poderá ver o paciente na clínica de dor, antes de se indicar a cirurgia na coluna. A opinião do médico especialista em dor é importante porque mesmo a cirurgia bem indicada pode não responder totalmente ao alívio dos sintomas de dor.