ORIENTAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS AO PACIENTE
Nesta página, o paciente encontra informações gerais após o procedimento cirúrgico.
Vou sentir dor?
A maioria das cirurgias realizadas na coluna cervical são para aliviar a dor nos braços e os sintomas associados, por exemplo, formigamentos, amortecimentos, choques. Grande alívio da dor nos braços pode ocorrer em aproximadamente 90-95% dos pacientes. Dor na cicatriz cirúrgica pode durar entre dois e três dias. Os pacientes podem continuar a ter um desconforto e os mesmos sintomas do pré-operatório por algum tempo após a cirurgia, entretanto, isso é esperado até que seu corpo se cure. O dolorimento da garganta pode durar até um mês, mas geralmente melhora antes desse tempo. Alguns pacientes podem sentir dor nos ombros e no pescoço porque os músculos ficam tensionados durante a cirurgia. Você poderá iniciar a diminuição dos seus analgésicos quando perceber que a dor está passando. Se você tiver dúvidas ou tiver novos sintomas então por favor entre em contato com o ambulatório de coluna vertebral.
Quais comprimidos levarei para casa?
Você precisará ter medicamentos de uso comum em sua casa antes de ir para o hospital. Os pacientes geralmente necessitam de algum analgésico nas primeiras duas a quatro semanas de pós-operatório. Você poderá receber quantidade suficiente de analgésicos para durar duas semanas. Após esse período você precisará retornar ao consultório para receber receitas adicionais. Qualquer medicamento que você levar ao hospital será devolvido, se for apropriado, quando você receber alta hospitalar.
-
Paracetamol: utilizado como medicação analgésica de primeira linha que você poderá usar com regularidade se você sentir dor em casa.
-
Codeína / tramadol: analgésicos opióides para dor de leve intensidade que podem ser utilizados em associação com o paracetamol se você ainda sentir dor. Os efeitos colaterais comuns são tontura e constipação.
-
Ibuprofeno / diclofenaco: analgésicos antiinflamatórios frequentemente utilizados por períodos relativamente curtos. Esses medicamentos podem ser tomados juntamente com alimentos. Eles podem ser utilizados em associação com o paracetamol, codeína e tramadol. Eles devem ser evitados se houver história prévia de úlcera péptica, doença renal ou hepática.
Como a codeína /tramadol podem causar constipação você pode usar laxativos como:
-
Um laxativo geralmente tem efeito dentro de 12 a 24 horas.
Informe em sua consulta de retorno no consultório se você ficar sem evacuar por mais que três dias após utilizar os laxativos.
Quando for parar as medicações opióides, gabapentina, amitriptilina e outros, recomendamos que você faça isso aos poucos, diminuindo a dose progressivamente para que os efeitos colaterais sejam minimizados.
Quando receberei alta para casa?
A previsão para o dia da alta do hospital após uma cirurgia programada na coluna cervical por via anterior ou posterior com uso de microscópio é de um (1) ou dois (2) dias, dependendo da sua recuperação no pós-operatório e também das circunstância da sua casa. Você será reavaliado no dia seguinte a sua operação pela equipe cirúrgica, que vão avisar se houve alguma complicação. Uma radiografia da coluna cervical poderá ser solicitada para analisar o alinhamento do pescoço antes de receber alta. Assim que a radiografia for avaliada você poderá ir para casa.
A que devo ficar atento durante a recuperação da cirurgia?
A recuperação após a sua cirurgia pode ser gradual; você não vai se sentir bem durante a noite. Você poderá passar dias sem conseguir fazer atividades que normalmente fazia e sentirá algum desconforto, mas não deve se desesperar, porque isso é normal. Se você sentir qualquer dos sintomas descritos abaixo, por favor, entre em contato com o serviço de enfermagem da nossa enfermaria, no horário de trabalho normal ou no pronto socorro a qualquer momento.
Os sintomas de alerta são:
-
Dor constante que vai piorando
-
Formigamentos que vão piorando (ou novos adormecimentos)
-
Fraqueza muscular
-
Alteração na função da bexiga
Quando a ferida da cirurgia deverá ser examinada?
A pele geralmente é coberta por um esparadrapo (de preferência micropore) que pode ser deixado em cima da cicatriz por 5 a 7 dias. Ele pode ser retirado com cuidado por você mesmo ou também pode se soltar sozinho. Os pontos são retirados da cicatriz após 14 dias. Eles podem ser retirados por algum profissional de enfermagem na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. Por favor, escreva o que for pedido pela enfermeira todas vez que você retornar ao hospital onde fez a cirurgia ou no posto na unidade básica de saúde. É importante que um profissional de enfermagem ou uma pessoa da sua família olhe sua cicatriz cirúrgica para saber se ela está cicatrizando bem. Por exemplo, é importante ver se existe falhas na pele da cicatriz, vazamento de líquido, inchaço ou vermelhidão no local.
Quando a cicatriz da cirurgia ficará curada?
A cicatrização da ferida cirúrgica vai passar por vários estágios até ficar completamente fechada e curada. Você poderá sentir formigamento, adormecimento ou alguma coceira ao redor da ferida. A cicatriz pode ser percebida como inchaço, como uma nova pele e um pouco apertada. Isso é normal durante o tempo de cicatrização. Não fique impaciente tentando retirar a “casca” da ferida porque é ela quem protege a cicatriz de acontecer uma infecção. Por favor, compreenda que uma marca de cicatriz vai ficar visível na pele e isso deve ser esperado.
Se acontecer qualquer vermelhidão, inchaço, abertura ou esgarçamento da cicatriz, por favor, imediatamente entre em contato com a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência, porque se for necessário, eles vão encaminhar você até nós. Antes de iniciar qualquer antibiótico, nós reforçamos que a ferida deve ser examinada, coletado secreção e exame de sangue.
Poderei tomar banho?
Mantenha a cicatriz seca até que ela cicatrize. Você pode molhar quanto for necessário o curativo que protege a cicatriz. Pela curvatura do pescoço pode ser difícil você barbear o local da cicatriz. Em alguns casos o curativo poderá ser retirado e a região ao redor da cicatriz poderá ser lavada mantendo a ferida sempre seca. Você poderá usar curativos adicionais que podem ser solicitados na unidade básica de saúde ou na enfermaria de neurocirurgia.
Precisarei usar um colar cervical rígido?
Na prática diária, não aconselhamos o uso do colar cervical após cirurgias da coluna cervical anterior ou posterior. Seu cirurgião poderá tomar esta decisão após realizar sua cirurgia para oferecer um suporte a mais durante a cicatrização óssea da coluna vertebral. Se for escolhido o uso do colar cervical, você será informado sobre qual o tipo de colar e por quanto tempo deverá utilizá-lo. Alguns cirurgiões poderão recomendá-lo a usar um colar cervical de espuma à noite ou quando você estiver em repouso deitado.
Se você usar o colar cervical rígido, este suporte deverá ser utilizado durante todos os momentos do dia, mesmo enquanto você tomar banho e também quando lavar os cabelos. O folheto que acompanha o colar explicará como mudar as almofadas e como cuidar sua higiene e também como limpar o colar. Você deverá ajustá-lo firmemente mas não de modo excessivamente apertado ao ponto de dificultar a deglutição e a respiração.
Se você perceber qualquer dificuldade em levantar seus braços acima da cabeça com rapidez para alcançar a parte de trás do colar, por favor, peça aos seus familiares ou amigos para ajudá-lo. Você deverá manter um boa postura enquanto utilizar seu colar, mantendo a cabeça ereta acima dos seus ombros, mantendo o queixo para dentro e mantendo seus ombros relaxados. Tente não deixar seu queixo fortemente apoiado na frente do colar porque isso poderá causar feridas na sua pele.
Se você usar o colar cervical rígido por mais que sete dias, será necessário fazer uma retirada gradual do mesmo, o que chamamos de desmame do colar cervical. Isso evitará a ocorrência dor residual no pescoço e frequentemente deixará o paciente mais seguro para retornar às atividades de vida diária.
Se você tiver qualquer dúvida sobre seu colar, por favor entre em contato com o centro de coluna do nosso hospital.
Quando receberei os relatórios de alta hospitalar e atestados?
A enfermeira poderá providenciar seus relatórios a qualquer momento durante sua internação hospitalar, bem como no momento em que você receber a alta médica do hospital. Você poderá conseguir qualquer relatório, laudo ou atestado em nosso balcão de informações no centro de coluna.
Quando receberei orientações de retorno ao médico?
Todos os pacientes submetidos a cirurgia serão orientados a retornar à unidade de coluna vertebral dentro de duas a três semanas após a alta hospitalar para avaliação dos progressos alcançados com a cirurgia e também para análise da cicatriz cirúrgica. Neste retorno você terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta. Se você quiser esclarecer qualquer dúvida ou tiver algum questionamento, por favor, fique a vontade para entrar em contato com o centro de coluna do nosso hospital. A unidade de coluna vertebral responderá ou retornará o contato tão breve quanto possível. Fora do horário normal de trabalho, se você achar que se trata de alguma urgência ou se a sua cirurgia foi feita recentemente, por favor entre em contato com pronto atendimento ou pronto socorro mais próximo da sua residência para receber assistência médica.
Consulta de ambulatório: geralmente o acompanhamento ambulatorial é feito por consultas com o seu médico que decide quando e por quantas vezes será necessário ver você novamente. Isto poderá acontecer após 6 a 12 semanas a partir da data da alta do hospital. Nem todos os pacientes precisam retornar para as reavaliações, mas se você for informado sobre a consulta terá que entrar em contato com a secretária da unidade de coluna para confirmar a data e horários marcados. Se você achar que não é necessário ver o seu cirurgião porque não tem nenhum sintoma, ainda assim, terá que entrar em contato com a secretária da unidade de coluna para cancelar seu retorno.
Quando poderei dirigir?
Recomendamos que você dirija somente após duas (2) semanas depois da cirurgia. Neste tempo você se sentirá mais capaz de controlar seu veículo com segurança incluindo a necessidade de uma parada de emergência. O seu cirurgião poderá dar alguns conselhos sobre sua independência no uso de veículos, por favor siga as instruções conforme as orientações dele. Por favor, certifique-se de confirmar a segurança de todos os detalhes. Se você for aconselhado a usar um colar cervical rígido não estará apto a dirigir durante a duração do tratamento.
Quando estarei apto a retornar ao trabalho?
Isso vai depender de alguns detalhes. Por exemplo, da sua idade, da duração dos seus sintomas antes de fazer a cirurgia, do seu nível de aptidão física, de outras condições médicas presentes no seu quadro clínico e também dependem do tipo do seu trabalho. Geralmente, quando não existem complicações, a maioria dos pacientes ficam aptos e conseguem se recuperar voltando ao trabalho no prazo entre duas a quatro semanas. Quando retornar ao trabalho, recomendamos que você faça períodos regulares de descanso. Se o seu trabalho envolver esforço físico intenso então você poderá precisar falar com seu médico porque não deverá retornar ao trabalho por pelo menos seis a oito semanas. Esse tempo é necessário para facilitar a cicatrização óssea. Fique atento sobre o seu ambiente de trabalho e esteja certo de que você não está sobrecarregando desnecessariamente seu pescoço.